Equipe
Diretoria Executiva

Nilson Oliveira
Diretor Geral
Ver mais
Mestre em Administração Pública e Governo (FGV), é graduado em Economia (PUC). Tem 30 anos de experiência em projetos e pesquisas sociais. Coordenador geral do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, organizou debates, foi editor adjunto e autor do Braudel Papers, pesquisou sobre mobilidade social, educação e segurança públicas, que geraram artigos e livros. Liderou projetos de socioeconomia para a Vale, no Pará. Para o Banco Mundial, analisou modelos de uso dos ativos públicos para a recuperação fiscal. Dirigiu o projeto Ceará Transparente, de ouvidoria, transparência e acesso à informação.

Luana Leão
Diretora Adjunta
Ver mais
Mestranda no Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro e é graduada em Bacharelado e Licenciatura em História pela UFRJ. Cursa formação em Psicanálise no Círculo Brasileiro de Psicanálise, seção RJ. Foi editora-chefe (2020-2021) e membro do comitê da Revista Outrora (ISSN: 2596-1489), revista de graduação de História da UFRJ, no período de 2018 a 2021. Possui experiência de pesquisa com ênfase nas áreas: Teoria da História, História Intelectual e História da Literatura.
Gerência

Victor Brandão
Gerente Sênior de Projeto
Ver mais
Mestrando no Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ). É também Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência como professor bilíngue e atua como assessor da diretoria no Instituto Lima Barreto de Educação e Cultura. Possui experiência de pesquisa na área de História do Esporte e do Futebol. Temas de pesquisa: o processo de globalização no futebol, identidades clubísticas e imperialismos futebolísticos.

Flávia Martins
Gerente de Projeto
Ver mais
Mestranda no Programa de Pós Graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGHIS/PUC-RIO), e Licenciada e Bacharel em História pela mesma instituição. Sua agenda de pesquisa gira em torno das Ditaduras Militares no Cone Sul e suas imbricações com a Justiça Militar e as Relações de Gênero. Tem também experiência nas áreas de mediação cultural, educação patrimonial e arquivologia.

Tamires Silva
Gerente de Projeto
Ver mais
Mestranda e bolsista CAPES pelo programa de Pós-Graduação em História – PPGH – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Graduação em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2017-2022). Bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET História UFRRJ (2019-2021) e integrante do Núcleo de Estudos da Política e História Social (NEPHS-UFRRJ). Experiência no campo da História Pública e divulgação científica nas mídias digitais e idealizadora do projeto Passatempo Histórico.
Operações

Amanda Santos
Consultora
Ver mais
Mestre em História Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Possui Bacharelado e Licenciatura completos em História pela mesma universidade. É integrante do corpo discente do Laboratório de História Antiga (LHIA/UFRJ) desde 2015, onde desenvolveu, até 2018, pesquisa de Iniciação Científica sob orientação do profº. Dr. Deivid Valério Gaia. Integrou como discente, ainda, o grupo de pesquisa ATRIVM – Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ). Foi bolsista de 2016 a 2018 do programa de monitoria nas áreas de Antiguidade Grega e Romana no Instituto de História (UFRJ/IH); voluntária do PIBIC sob orientação da profª Drª Ana Maria Monteiro em 2016; e estagiária em instituição de ensino do Município durante o segundo semestre de 2018. Atua nos seguintes temas: História Comparada. História Antiga, com ênfase em Antiguidade Tardia. Estudos Mediterrânicos. História de Gênero e História das Mulheres.

Bianca Bastos
Educadora Social
Ver mais
Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), na linha de pesquisa de Experiências e Conexões Culturais. É licenciada e bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 2016 está vinculada como pesquisadora ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos no Instituto de História da UFRJ. Coordenadora do laboratório Novas Formas de Antissemitismo do IBI no Campus. Integra o Laboratório de Estudos em Ensino de História e Patrimônio cultural da PUC-RIO e o Laboratório de Estudos Africanos (LEÁFRICA) da UFRJ, no projeto Histórias Africanas na Pequena África Carioca.

Bruno Marconi
Editor Associado da História e Economia - Revista Interdisciplinar
Ver mais
Licenciado e bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada-UFRJ (2013) e doutor pela mesma instituição (2018) com período de bolsa de doutorado no exterior na Universidade de Coimbra. Possui experiência na educação básica, ministrando aulas de História no Pré-Vestibular Social do CEDERJ e na iniciativa privada (Colégio Miguel Couto e Colégio Pensi). Foi professor de História Antiga, Medieval e Moderna na UNIGRANRIO e professor substituto de História Medieval na UFRJ. Atualmente é docente da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).

Camilli Miranda
Assistente de Marketing
Ver mais
Graduanda em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP), Camilli atua como assistente de marketing no Instituto Lima Barreto. Com uma forte presença no campo cultural, também é artista e produtora cultural, além de palestrante engajada em iniciativas sociais e educacionais. Sua trajetória combina habilidades criativas e estratégicas para promover transformações sociais e culturais.

Fernanda Carolina
Educadora Social
Ver mais
Doutoranda em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Mestra (2022) e Graduada (2020) em História pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID (2016-2018) e do Programa Institucional de Iniciação Científica- PIBIC (2017-2019). Com breve passagem pelo Museu Galdino Bicho (2019) e pelo Arquivo Público do Estado de Sergipe -APES (2019-2020). Integrante do Grupo de Pesquisa Mundo Atlântico e Colonização Portuguesa (CNPq/UFS) e do NEPHES: Núcleo de Estudos e Pesquisa em História Econômica e Social (CNPq/UFF). Interessada em temáticas relacionadas à história agrária e econômica, especialmente nas relações comerciais e financeiras de Sergipe em fins do período colonial e meados dos oitocentos.

Francismara Lelis
Educadora Social
Ver mais
Possui licenciatura em História pelo Centro Universitário Geraldo Di Biasi (UGB), especialização em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e atualmente cursa o doutorado em História também na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Integra os laboratórios de pesquisa: LabQueer (Laboratório de estudos das relações de gênero, masculinidades e transgêneros) e HISTOR ( Núcleo de Pesquisas sobre Teoria da História e História da Historiografia). Também é membra pesquisadora do “Hunna Coletivo: Historiadoras que dançam”, grupo criado para divulgação científica de história da dança, fazendo-o através de mídias sociais, palestras e cursos. Atua como docente de história pela secretaria estadual de educação

Gabriel Sant'Anna
Educador social
Ver mais
Doutorando em educação na UERJ-FFP, Possui Mestrado em história pelo PPGH da Universidade Salgado de Oliveira em Niterói, graduado em história pela UERJ-FFP.

Gabriella Mendes
Coordenadora - Rede Municipal
Ver mais
‘Girl Power’ Fundadora do Projeto Meninas na Ciência-UFRJ. Doutoranda e Mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) no Centro de Ciências e Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui Graduação pelo Instituto de História (IH-Bacharelado e Licenciatura – 2013-2017) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui experiência com ênfase nas áreas: Educação; Produção de Conteúdo Educacional e Pedagógico; História; Documentação; Digitalização; Acervos; Ciências; Saúde; Divulgação Científica; Popularização da Ciência; História das Ciências; Educação Patrimonial e Museal; História Contemporânea; História Oral; Gestão de Projetos; Gênero; Diversidade e Inclusão.

João Victor Benvindo
Estagiário - Guardiões do Jardim
Ver mais
Nascido em Campos Dos Goytacazes-RJ, estudante do curso de História pela Universidade Federal Fluminense (Niterói). Na graduação sou bolsista do Programa de Iniciação Científica pela FAPERJ, onde estudo as contravenções policiais no Centro do Rio de Janeiro com enfoque nas contravenções de Vadiagem durante a Primeira República (1907-1914), tendo como base as correntes historiográficas da História social e História e Cidade.

Layla Ferreira
Educadora Social
Ver mais
Historiadora formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, mestranda em História da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz – COC/FIOCRUZ e integra o grupo de pesquisa Raça, Saúde e Escravidão do CNPq. Professora de História com experiência em realização de trabalhos em História da África e relações étnico raciais no Brasil. Atua também como professora de pré-vestibular social.

Maria Augusta
Educadora Social
Ver maisMestranda em História pelo programa de Pós-Graduação – PPHR- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Graduada em História (Licenciatura) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), campus Seropédica. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET História) da mesma instituição (2021-2023). Tem experiência em História do Brasil, com ênfase nos estudos sobre História Social, pós-abolição. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a relação dos trabalhadores portuários com as agremiações carnavalescas da Zona Portuária do Rio de Janeiro no século XX.

Mariah Eloah Bernardo
Educadora Social
Ver mais
Nascida em Volta Redonda é licenciada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2016-2019). Atualmente é mestranda em História no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPHR/UFRRJ), onde pesquisa relações familiares e de trabalho para mulheres escravizadas e filhos livres no município de Piraí, no Rio de Janeiro com bolsa de fomento da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES). Possui especialização em História e Cultura Afro-Brasileira pela Faculdade de Educação São Luís. Além disso, é educadora popular no Pré-Vestibular Social do Movimento Ética na Política em Volta Redonda MEP-VR. Possui experiência de pesquisa nas seguintes àreas: Escravidão; raça e gênero no século XIX; trabalho ‘livre’ e escravo no Vale do Paraíba Fluminense; família escravizada; lei do ventre livre.

Mariana Marques
Educador social
Ver mais
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGHIS/PUC-RIO), na linha de pesquisa Experiências e Conexões Culturais. Licenciada em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – (2017 -2022). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) entre 2017 e 2019 e do Programa de Educação Tutorial (PET História UFRRJ) entre 2019 e 2021. Possui experiência acadêmica em História do Brasil, com ênfase em História Social, abordando temas como o pós-abolição, desenvolvimento urbano, subúrbios e associativismo.
Atua como professora no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, conciliando sua prática docente com iniciativas de divulgação científica e História Pública, sendo idealizadora do projeto Passatempo Histórico.

Matheus Sinder
Educador Social
Ver mais
Doutorando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFF (PPGH-UFF), também mestre pela mesma instituição. É bacharel e licenciado em História pela UFF bolsista do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Mayan Braga
Educadora Social
Ver mais
Historiadora e professora. Doutoranda e mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ), tendo como área de especialização a História Econômica e Política do mundo antigo. Bacharel e licenciada em História pela mesma universidade.

Pedro Vaz
Educador Social
Ver mais Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFF (PPGH-UFF), é bacharel e licenciado pela mesma instituição. Trabalha com os campos da História Econômica; História Agrária; História da Escravidão e Histórias do Trabalho, tendo os seguintes temas como interesse: Transição do Trabalho Escravo ao Trabalho Livre e Distribuição de Terra e de Renda.

Wictor Hugo
Educador Social
Ver mais Graduado em Bacharelado e Licenciatura em História pela UFRJ , atualmente é mestrando no programa de pós-gradução em Historia da UFRRJ com o foco temático de pesquis as que relacionam gênero, identidade negra e soul music no Brasil dos anos 70. Atua desde 2021 como professor de história na rede particular de ensino com alunos do fundamental II e ensino médio.
Conselho de Administração

John Schulz
Presidente
Ver mais
Norte americano radicado no Brasil nos anos 1970, historiador econômico (Yale e Princeton), autor de O Exército na política: origens da intervenção militar, 1850-1894 (EDUSP, 1996) e de A crise financeira da abolição, 1875-1901 (EDUSP, 1994), obras de referência entre acadêmicos, cujas edições digitais serão lançadas nos próximos meses. Fundou a Revista História e Economia em 2005 que atualmente conta com o patrocínio do Instituto Lima Barreto e a Universidad de Extremadura em Badajoz, Espanha. Também em 2005 fundou o Instituto BBS, uma escola de negócios sediada em Luanda, Angola, para a qual o ILB presta serviços. No mercado financeiro, fundou e dirigiu negócios de investimento operando dentro e fora do Brasil.

Bruna Galichio
Vice-presidente
Ver mais
Consultora em pesquisa, análise de dados socioeconômicos e em etnografia para empresas. Pesquisadora no campo de violência contra a mulher, relações raciais, relações de gênero e circulação na cidade.

Bruna Zachi
Co-Fundadora
Ver maisPós graduada em Marketing (Esalq/USP) e graduada em Administração de Empresas (FOC). Possui uma vasta experiência na área de comunicação institucional, marketing e vendas, atualmente é responsável pela área de marketing do Instituto Lima Barreto e Instituto BBS Angola.